Em pleno verão, é fácil encontrar alguém que esteja querendo perder uns quilinhos. Correndo contra o tempo, muitas pessoas adotam dietas restritivas e sem acompanhamento profissional, o que pode ser prejudicial para a saúde.
A moda da vez é a dieta que proíbe alimentos com glúten e lactose. Algumas famosas disseram ter feito o regime e mostraram resultados positivos. Os especialistas, porém, fazem um alerta.
“A retirada de alimentos que são fonte de glúten e lactose não é recomendada para o emagrecimento. Emagrecer é uma equação entre o que ingerimos e o que gastamos. Precisamos reduzir a ingestão calórica dos alimentos e (ou) aumentar exercício físico, promovendo balanço energético negativo”, explica Vanessa Yuri Suzuki, professora de nutrição da Universidade Anhembi Morumbi.
Apesar de não recomendar a dieta, o endocrinologista e nutrólogo da Unifesp, João Cesar Castro Soares, afirma que o emagrecimento ocorre por conta da restrição: “É claro que emagrece. Não pode comer farináceos, como pão, bolo, macarrão, farinha de trigo. E também não ingere laticínios, como leite, queijo, iogurte. É uma dieta pobre em amido e em carboidrato. É um viés que se usa, sem embasamento científico.”
“Alimentos industrializados sem glúten, na maioria das vezes, possuem alto teor de gorduras, principalmente a gordura saturada e trans que estão associadas com algumas doenças cardiovasculares, obesidade e câncer”, completa Vanessa.
LUIZA POSSI FALA DA DIETA QUE A FEZ PERDER 15 QUILOS
Recentemente, Luiza Possi surpreendeu o público ao postar uma foto na qual aparece 15 quilos mais magra. A cantora conta que descobriu sua dificuldade de digerir glúten e eliminou alguns itens. Alguns produtos com lactose também faziam mal à loira. “Decidi cuidar de mim e procurei um endocrinologista. Não é emagrecer só por emagrecer e perder peso pela estética. É se sentir bem e saudável com seu corpo e sua mente”, afirma Luiza, que aliou a dieta a exercícios físicos. “Não me sinto de dieta. Não restringi nada, só diminuí a quantidade. Como um doce de vez em quando. Às vezes como bife ou batata, mas em quantidade menor. O importante foi que aprendi que o corpo é o que gente é por dentro. Troquei a felicidade momentânea por prazer duradouro.”
Luiza incentiva a dieta, mas com acompanhamento profissional:
“Dieta é um processo longo. É um desafio, mas desafios são bons. Quando a gente
vê o resultado, percebe que valeu a pena”.
Fonte: http://diariosp.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário