RECENTES

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Benefícios do café verde


No filão das alternativas que ajudam a emagrecer, o café verde vem se destacando no mercado. As cápsulas feitas do grão, ainda verde, estão realmente fazendo sucesso quando o assunto é obter resultados. Segundo a nutricionista Paula Castilho, do Sabor Integral Consultoria em Nutrição, o ácido clorogênico, a cafeína e os polifenóis são as substâncias encontradas em grande quantidade no grão (ainda mais que na sua versão torrada) que favorecem a queima de gordura e a aceleração do metabolismo.

“O ácido clorogênico diminui a absorção de glicose no intestino e, consequentemente, diminui as taxas de glicose na corrente sanguínea. A glicose é a principal fonte de energia para nossas células. Desta forma, o organismo busca outras fontes de energia, como a gordura estocada na forma de tecido adiposo, favorecendo, assim, o emagrecimento”, explica a nutricionista da Academia Contours Antonieta Cavalli. Ela completa: “A cafeína também presente no café verde é um estimulante do sistema nervoso e um potente termogênico, aumentando o metabolismo corporal”.


No entanto, embora tomar as cápsulas de café verde seja eficaz, requer cuidados. “Para consumir a nova promessa emagrecedora é preciso estar saudável. O produto segue uma série de recomendações contra o uso do café verde em pessoas ansiosas, nervosas, hipertensas, que possuam hipertireoidismo ou sejam magras, além de ser contraindicado em crianças, idosos e gestantes”, diz Paula. Outros casos ainda devem ser observados, como os de pessoas com depressão, gastrite crônica ou úlcera duodenal e problemas estomacais. “Em pacientes com doenças neurológicas, o acompanhamento deve ser feito por um psicólogo”, recomenda.

Outra preocupação deve ser a dosagem. “Dependendo do caso, o café verde pode ser ministrado entre duas e três vezes ao dia, com 30 minutos de antecedência às refeições: café da manhã, almoço e lanche da tarde”, diz a nutricionista do Sabor Integral.  “Não deve ser consumido à noite, por inibir o sono e manter o estado de alerta”, reforça Antonieta.

E para começar a buscar seus resultados, não se iluda: o suplemento faz efeito, sim, mas se for complementar à uma reeducação de hábitos - que inclui dieta saudável e exercícios. As cápsulas podem ser encontradas em lojas especializadas e não há necessidade de prescrição médica ou de nutricionista, a não ser em casos de produtos manipulados. “Porém é interessante o acompanhamento de um profissional”, sugere Antonieta. 

Fonte: gnt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário